Blog

Plantas no quarto: Sim ou não? 5 Opções de fácil manutenção.

1.jpg

Cresceu com a ideia de que seria perigoso dormir com plantas no quarto, certo?

O mito diz que, por libertarem CO2, podem ser prejudiciais à nossa saúde.

Nós explicamos: Quando expostas à luz solar, as plantas passam pelo processo de fotossíntese, sendo este importante para que as mesmas possam produzir os nutrientes necessários para manter as suas funções vitais, absorvendo dióxido de carbono e libertando oxigénio.

No entanto, para além deste processo, e tal como nós, também as plantas realizam outras trocas gasosas, a respiração e a transpiração. Na primeira, elas recebem oxigénio e libertam CO2, sendo que esse processo acontece tanto durante o dia, como durante a noite. No entanto, a ciência diz que a quantidade de oxigénio consumida é, em geral, insuficiente para causar qualquer problema a um ser humano.

E na verdade, por ajudarem a purificar o ar e serem um elemento que nos aproxima da natureza, as plantas podem até ajudar a melhorar a qualidade do nosso sono. Hoje em dia, acredita-se que são imensos os benefícios de termos estes seres vivos em casa ou no local de trabalho.

Desde ajudar a aumentar a produtividade, a melhorar a criatividade, a purificar o ar ou tornar mais agradável qualquer ambiente, são vários os motivos para começar a investir em plantas.

Se por acaso estiver preocupada com a manutenção destes seres vivos, não se preocupe mais! Na verdade, há plantas que não precisam mesmo de grandes cuidados e, por isso, vão facilitar-lhe muito a vida.

Os 5 exemplos que se seguem, não só precisam de pouca atenção (e água! não abuse na água!) como também são ótimas a purificar o ar:

1 . ESPADA DE SÃO JORGE

2.jpg

Esta é uma planta muito resistente, que não precisa de muita água nem luz solar direta. Embora seja uma planta forte e consiga sobreviver em pleno sol, ela adapta-se melhor a ambientes com luz solar indireta.

  • Opte por colocá-la num vaso de material poroso como a terracota, por exemplo, para que não corra o risco dela apodrecer por excesso de humidade;

  • Escolha um exemplar com folhas verde-escuro, pois é um sinal de que estão saudáveis;

A Espada de São Jorge é uma ótima planta doméstica. As suas folhas largas absorvem toxinas e CO2 presentes no ar, ajudando a purificar os ambientes. Para os mais crentes, também há quem afirme que ela ajuda a limpar as impurezas e energias negativas.

2 . HERA

3.jpeg

Apesar de ser muito conhecida em ambientes exteriores, esta é também uma ótima opção para o interior. À semelhança da Espada de São Jorge também a Hera absorve toxinas presentes no ar, sendo uma boa opção para quem sofre de problemas respiratórios já que também ajuda a diminuir a humidade!

  • Escolha um local com pouca luz e mantenha o terra sempre húmida;

  • Opte por colocá-la num vaso suspenso junto ao tecto para que absorva a humidade que sobe.

3 . PALMEIRA ARECA

Esta é uma das nossas preferidas! É perfeita para decorar ambientes interiores, porque cresce rápido e, à semelhança das anteriores, não precisa de grandes cuidados. Tem também uma grande capacidade de purificação do ar e ajuda a regular a humidade em ambientes fechados.

Em ambientes exteriores pode crescer até 10 metros de altura, mas no interior é possível limitar o seu crescimento de acordo com o que for desejado. Basta optar por um vaso menor para conseguir controlar o seu desenvolvimento.

  • O ambiente ideal para esta planta é sem dúvida um espaço quente e húmido;

  • Para regular a sua exposição à luz solar basta observar as suas folhas: se estiverem amareladas quer dizer que está demasiado exposta, se estiverem muito escuras provavelmente está a precisar de maior exposição;

  • Não abuse na água e vá retirando as folhas secas.

4 . FICUS-LYRATA

5.jpeg

Também conhecida como Figueira-Folha-de-Violino esta planta, de origem africana deve ser cultivada em ambientes húmidos e com muita luz sem que haja exposição solar direta.

É também uma das nossas preferidas e tem tido tanta procura que às vezes não é muito fácil encontrá-la. Na verdade trata-se de uma árvore tropical muito resistente, que pode ser usada como planta decorativa. Se a colocar num vaso grande ela desenvolve-se muito rapidamente e atinge uma grande altura. No entanto, mais uma vez, pode controlar o seu crescimento optando por deixá-la num vaso menor.

  • Evite deixá-la muito exposta ao frio no Inverno. Apesar de ser uma planta muito resistente, o frio pode causar alguns problemas nas suas folhas;

  • Nos dias quentes de Verão, opte por borrifar as suas folhas com água;

  • Regue apenas 2 a 3 vezes por semana e só se a terra não estiver húmida.

5 . CHLOROPHYTUM

Conhecida como Planta-Aranha, ajuda a purificar o ar com bastante rapidez e também diminui a humidade. Não precisa de grandes cuidados, podendo ser regada até 2 vezes por semana no Verão e duas a três vezes por mês em alturas de mais frio.

  • Prefira colocá-la num vaso suspenso, pois à semelhança da Hera, vai permitir que reduza a humidade que se acumula junto ao tecto;

  • Opte por um lugar onde ela não esteja exposta à luz solar direta. Meia sombra será o ideal.

 

Onde comprar:

Viveiros Vitor Lourenço – https://www.viveirosvl-webshop.com/

Horto do Campo Grande – https://hortodocampogrande.pt/

Super Botânica – https://www.superbotanica.com/

Generosa – https://generosa.pt/

 

FOTOS

FONTE: VIVEIROS VITOR LOURENÇO